Jump to Navigation

Impressões sem álcool ou com álcool reduzido: soluções Heidelberg garantem alto retorno do investimento e respeito ao meio ambiente

11/07/2012


No mundo inteiro, a impressão que equilibra o respeito ao meio ambiente com ações que significam menos despesas já são uma realidade. No Brasil não é diferente. Cada dia mais gráficos procuram equipamentos e consumíveis que permitam atender às exigências da sociedade e do mercado por uma impressão ecologicamente correta.

A Heidelberg é pioneira no cuidado com as questões ambientais nos processos de produção gráfica. Desde o início dos anos 90 vem lançando equipamentos e dispositivos para economia de água, energia elétrica, papel e diminuindo tempos de acerto entre um trabalho e outro.

Com os consumíveis não é diferente. A Heidelberg aplica sua alta tecnologia também na produção de insumos ecológicos com a linha Saphira Eco, que vem reforçando sua presença nas gráficas brasileiras com chapas, blanquetas, tintas, pó antimaculante, vernizes, entre outras soluções.

"Mais que produtos sustentáveis, os métodos de impressão ecológica envolvem, obrigatoriamente, processos produtivos eficientes, onde os desperdícios são combatidos e revertidos em recursos financeiros para o empreendedor", afirma Danilo Eskenazi, gerente de consumíveis Saphira na Heidelberg do Brasil.

Para impressões sem álcool ou com álcool reduzido a linha oferece a solução de fonte Saphira Fount 550 AR PURE, com tecnologia exclusiva que evita a proliferação de micro-organismos, garante a estabilidade e mantém a pureza da solução de molha por muito mais tempo.

Periféricos como o CombiStar (que controla a temperatura das chapas de impressão, tintas e blanquetas) e FilterStar (sistema de filtragem que  aumenta de 3 a 6 vezes os intervalos de substituição da solução de molha) também contribuem para a redução do uso de álcool, além de garantir um alto retorno financeiro em função da economia de água.

Stilgraf - redução de álcool com Saphira Fount 550 AR PURE e FilterStar
Instalada no bairro da Barra Funda, na capital paulista, a Stilgraf é uma das gráficas mais produtivas do mercado. O parque gráfico é todo Heidelberg. A empresa possui  uma  Speedmaster SM 102 8 cores, duas Speedmaster CD 102 5 cores, uma Speedmaster CD102 6 cores, uma Speedmaster SM 52 5 cores e a Speedmaster CX 102 equipada com o FilterStar. Depois da experiência com a CX 102, a Stilgraf optou por utilizar a solução de fonte Saphira Fount 550 AR PURE em todas as impressoras.

Segundo Gilmar Gomes Pereira, gerente de produção, o uso da solução Saphira trouxe grande economia: "Reduzimos o álcool da solução de molha de 10% para 3%. Com isso, nosso gasto passou de 2,4 mil litros para uma média de 900 litros de álcool por mês, e a diminuição no uso de água também permitiu uma economia impressionante. Além disso, produzimos menos resíduos. Antes nosso descarte era semanal, agora é a cada dois meses", afirma Gilmar. 

Assessoria de Imprensa : Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Eunice Dornelles - Tel: 11 3675-5444
e-mail: eunice.dornelles@viveiros.com.br
Vanessa Rodrigues Bastos - Tel: 11 5525-4405
e-mail: vanessa.bastos.ext@heidelberg.com



Back to top

 Imprimir

 

© Copyright Heidelberger Druckmaschinen AG 

Heidelberg